A sigla SPDA significa Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas. Trata-se de um sistema que protege as estruturas comerciais, industriais, agrícolas, administrativas ou residenciais, bem como algumas estruturas especiais contra as descargas atmosféricas.
Uma descarga atmosférica nada mais é do que uma descarga elétrica constituída de um ou mais impulsos de milhões de kA. Tem origem atmosférica entre uma nuvem e a terra ou entre nuvens. A descarga, além disso, atinge a terra uma estrutura ou o sistema de proteção contra descargas atmosféricas no denominado ponto de impacto.
A parte do SPDA externo destinada a conduzir e a dispersar a corrente de descarga atmosférica na terra é chamada de subsistema de aterramento, o qual pode também estar embutido na estrutura.
Algumas propriedades do SPDA, tais como o tipo e o posicionamento, devem ser estudadas cuidadosamente no estágio do projeto da edificação, uma vez que se pode tirar o máximo proveito dos elementos condutores da própria estrutura. Isto facilita o projeto e a construção de uma instalação integrada, permitindo melhorar o aspecto estético, aumentar a eficiência do SPDA e minimizar custos.